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Gestão baseada em valores: a chave para transformar sua equipe comercial


Estamos passando por um momento de transformação tão rápido e intenso no mundo atual que os próximos vinte anos serão marcados pela eminente necessidade de se adaptar aos novos costumes e se posicionar diante das mudanças representativas nas relações humanas.

Quando buscamos as reais necessidades de melhoria de nossas equipes comerciais, normalmente nos deparamos com problemas rotineiros, como falta de disciplina, desmotivação, falta de foco e, principalmente, falta de empenho adequado para cumprir uma missão.

Nossos vendedores não estão preparados para serem gestores de suas metas e darem o valor adequado a suas possíveis conquistas. Essa realidade acaba criando um paradigma entre manter as metas com pessoas que ocupam cargos de gestão ou admitir que uma gestão que educa formará pessoas com bons valores para superar qualquer adversidade.

Tudo na vida tem que ter um significado, ou seja, precisamos de propósitos e motivos fortes para superar desafios todos os dias. Realizar tudo isso com prazer, ou seja, sem sofrimento e desgaste emocional, é quase que um sonho. No entanto, atualmente, isso é uma verdadeira distorção, uma dissonância entre a prática e a teoria, tanto para os vendedores, quanto para os gestores.

Quando se torna a base referencial de uma equipe comercial, a gestão por valores incentiva e desenvolve fatores essenciais para uma relação de harmonia e oxigenação de cultura organizacional. O impacto inicial é fantástico, pois todos ganham uma nova visão e um novo conceito de como lidar com as relações humanas e seus conflitos e oportunidades de crescimento profissional. O principal e mais valioso ganho é que todos passam a cultivar o saudável hábito do aprendizado. Teremos, assim, vendedores realmente profissionais.

Os fatores primordiais que tornarão sua equipe mais motivada, disponível para mudanças e engajada com a missão da organização são:

- Propósito social: As pessoas querem se sentir úteis umas para as outras. Querem realizar coisas que contribuam com a sociedade.

- Prazer decorrente do trabalho: O ambiente organizacional precisa ser estimulante a ponto de as pessoas se dedicarem de corpo e alma a todas as suas tarefas. As metas são consequência dessa realização pessoal.

- Autonomia: As pessoas não querem rotinas. Elas querem é se sentir livres para solucionar problemas e tomar decisões sobre o próprio trabalho.

- Reconhecimento: Os profissionais querem realizar trabalhos que correspondam às suas habilidades pessoais, cujos resultados sejam reconhecidos por todos.

- Relacionamentos positivos: Os colaboradores precisam estabelecer uma relação de confiança e credibilidade para a construção de um ambiente de prazer em fazer parte do time.

É interessante perceber como tudo isso é simples e universal. Quanto mais nos sentirmos capazes de trabalhar em projetos estimulantes, quanto mais capazes formos de influenciar nosso modo de trabalhar, melhor será nosso desempenho.

A necessidade de gerar mais força e maior potencial em nossa equipe é o fator predominante para garantirmos valores importantes, que possam alinhar todos os colaboradores para uma gestão de vendas moderna e eficaz nas nossas organizações.

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